sábado, dezembro 02, 2006

Olímpia

Penúltimo post antes de rumarmos a terras lusas, já com um cheirinho a Natal…

Num dia de Primavera acordámos cedo e decidimos experimentar o comboio, que não prima pela boa fama em terras helénicas, rumo a Olímpia. Terra onde começaram os jogos em 776 A.C.

Passagem obrigatória de grandes imperadores como Alexandre O grande, e o Imperador Marco Aurélio.


Alexandre O grande


Contudo, antes de ter a fama do primeiro evento desportivo, o monte Olimpo foi considerado como a residência de Zeus, daí termos tido oportunidade de contemplar grandes obras de arte dedicadas ao mesmo.


O que sentimos quando entrámos no estádio, grandinho (45000 lugares), foi estar a pisar em História. Claro que só havia lugares sentados para os VIP da época (Imperadores e comitiva) e para o juiz da partida.

Ficámos bastante impressionadas pelo facto de terem, na altura, ginásios para os atletas se prepararem, balneários e o mais curioso, um edifício para se banharem com óleos e tomarem os seus banhos em piscina e saunas.




Altar onde é acesa a chama Olímpica

Já no museu para além das grandes obras a Zeus e materiais usados por romanos, e antes destes na cidade, pudemos ver as “fatiotas”(não temos fotos) que os lutadores usavam na altura assim como os seus escudos (também nada pequenos e pelo aspecto pareciam bem pesadinhos) que me fez lembrar filmes como “O Gladiador”.




Réplicas das coroas que eram entregues


Hermes com o mensageiro dos Deuses no braço
Desfrutem…

Até já